terça-feira, 16 de setembro de 2008
As células do nosso corpo.
As células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos.
Outros organismos, tais como seres humanos, são multicelulares, (os seres humanos possuem aproximadamente 100 trilhões células; um tamanho de célula típico é o 10 µm; uma massa típica da célula é 1 nanograma.). A maior célula conhecida é o ovo do avestruz.
Em 1837 antes que a teoria final da célula estar desenvolvida, um cientista tcheco Jan Evangelista Purkyňe observou o “pequenos grãos”; ao olhar um tecido vegetal através de um microscópio.
A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1839 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos de um ou mais células. Todas as células vêm de células preexistentes. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária, para funções de regulamento da célula, e para a para transmitir a informação para a geração seguinte de células.
A palavra célula vem do latim: cellula(quarto pequeno). O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por Robert Hooke. Em um livro que publicou em 1665, em que comparou as células da cortiça, com os pequenos quartos onde os monges viviam.
"Células do corpio humano".
Acredito que as células podem nos ensinar muito não apenas sobre os mecanismos da vida, mas também como viver de maneira mais rica e completa.
Célula do corpo humano
| |
|
http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/generalidades/celula/celula.html
Célula humana indiferenciada
|
Revista CD-ROM - Ano 8 Nº92 - Mar 2003
|
-
Lisossomos ( Reciclando Resíduos ) As células possuem no citoplasma, dezenas de saquinhos cheios de enzimas capazes de digerir diversas substâncias orgânicas. Com origem no complexo de golgi, os lisossomos existem em quase todas as células animais. As enzimas são produzidas no RER , depois são transferidas para o dictiossomo do complexo de golgi. Lá, são identificadas e enviadas para uma região especial do complexo e por fim serão empacotadas e liberadas como lisossomos.
Eles são as organelas responsáveis pela digestão da célula (a chamada digestão intracelular). Num certo sentido, eles podem ser comparados a pequenos estômagos intracelulares. Além disso, os lisossomos tem a função de ajudar no processo de autofagia. Também podem ser comparados à centros de reciclagem, ou até mesmo a desmanches pois digerem partes celulares envelhecidas e desgastadas, de modo a reaproveitar as substâncias que as compõem.
Lisossomos e a Digestão celular:http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/generalidades/celula/celula2.html
-
Finalmente, O Núcleo. É ele que possui as informações genéticas. Dentro dele, esta localizado um ácido chamado DNA (ácido desoxirribonucléico). Este, formado por uma dupla hélice de nucleotídeos (formado por uma molécula de açúcar ligada a uma molécula de ácido fosfórico e uma base nitrogenada.
O núcleo é composto por:
|
A carioteca é um tipo de membrana plasmática composta por duas membranas lipoprotéicas. Essa membrana possui vários poros em sua superfície. Esses são compostos por uma complexa estrutura protéica que funciona como uma válvula que escolhe que substância deve entrar e qual deve sair.
É dentro do núcleo que se forma os ribossomos, presentes em toda a célula.
|